Quando criança a bicicleta era para mim um sinal da liberdade. Era a fonte de passeios, de brincadeiras e de algumas práticas quase esportivas. Foram muitos os tombos e muitas as poças d´água em que passei por gosto em dias de chuva. Mas como muitas brincadeiras, a bicicleta ficou na infância, e não entrou na adolescência.
Há alguns anos, numa noite de sábado durante uma festa, surgiu a ideia de pedalar com uns amigos até Coxilha (aproximadamente 20 Km de onde moro). Acredito que nem bicicleta eu possuía na época, contando ainda com uma emprestada por algum amigo. O desafio, na primeira vez, foi um grande fracasso.
Mas desde então, a Bicicleta passou a fazer parte da minha vida. Como muitos, já na vida adulta, redescobri uma alegria muito parecida com a que tinha quando criança. A Bicicleta do adulto já não era tanto para brincar, mas sim, para prática de um esporte, uma melhoria na qualidade de vida e um alivio para o estresse. Hoje no dia mundial da bicicleta eu lhe convido a pedalar.
Pedale, a estrada, seu silêncio, seus cheiros, suas paisagens e seu vento são uma dádiva. Na estrada, sozinho ou acompanhado dos amigos, o asfalto lhe aparece como convite e desafio. Na estrada o silêncio vai permitir que pense, cante e até reze. Cada subida é um arrependimento, cada descida a alegria e o vento no rosto de uma criança.
Pedale, o barro é mais limpo que o stress. O chão, o mato, as pedras lhe dão a sensação plena de que nem tudo você pode controlar, e que, por vezes, é bom perder o controle - ao menos para sentir que a vida é frágil. Pedale muito, o barro lhe ensina que é ótimo estar com o corpo inteiramente sujo e alma completamente lavada.
Pedale, você e a cidade se comunicarão de forma bastante diferente. Pedale, em cima da bicicleta poderá se sentir como pedestre e como motorista, e entenderá que deve ser e respeitar ambos. Pedale, de bike você provavelmente chegará antes que de carro, e com certeza muito mais feliz.
Pedale, sozinho ou acompanhado, por esporte competitivo, lazer ou a trabalho. Pedale na cidade, na estrada ou no mato. Pedale, quando estiver de capacete na cabeça poderá sentir que faz parte de uma comunidade onde a maior parte das pessoas se cumprimenta, se respeita e se ajuda. Aliás, use capacete, sempre! Quando o ver quebrado entenderá que sua cabeça vale muito mais que qualquer coisa.
PEDALE!
Comentários